O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) está diretamente vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dessa maneira liga-se à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e integra o conjunto da Pós-Graduação brasileira, sustentada sobretudo pelos dois órgãos de fomento da pesquisa acadêmica nacional, a CAPES e o CNPq. Neste contexto, inscreve-se, como programa de Doutorado, à Câmera II da Área Interdisciplinar da CAPES.
O curso foi avaliado com a nota 5 na última avaliação da CAPES. Merece destaque também o fato de já terem sido premiadas pela CAPES e por outras entidades científicas nacionais algumas teses defendidas no PPGICH.
O corpo docente do PPGICH conta com doutores/as pesquisadores/as, permanentes e colaboradores, provenientes dos seguintes campos disciplinares: Administração, Antropologia, Biologia, Ciência Política, Direito, Educação, Filosofia, Geografia, História, Literatura, Psicologia, Saúde Pública, Serviço Social, Sociologia.
Desde a sua fundação em 1995, o Programa é um programa de doutorado. Inicialmente foi um Doutorado Interdisciplinar em Sociedade e Meio Ambiente; em 1998 transformou-se em Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas com duas áreas de concentração: Sociedade e Meio Ambiente e Condição Humana na Modernidade; e em 2000 foi incorporada a área de Estudos de Gênero e em 2018 a área África e suas Diásporas.”
Compreende os estudos interdisciplinares sobre África e suas diásporas, englobando questões relativas às formações sociopolíticas, identitárias e culturais em distintos contextos locais, nacionais e transnacionais. Busca-se compreender os processos e produtos coloniais e pós-coloniais a partir de uma perspectiva dinâmica e integrada.
LINHAS DE PESQUISA:
a) Processos políticos coloniais e pós-coloniais: Estudos da colonialidade e da pós-colonialidade Ex-DEA agent: Opioid crisis fueled by drug industry and Congress buy oxymetholone online for sale pharmacy technician ce credits for free com ênfase nos processos emancipatórios e de reconhecimentos relacionados a cidadania, trabalho, justiça e direitos.
b) Produções sócio-culturais e artísticas: Estudos sobre as relações dialógicas entre línguas, vozes sociais, narrativas e discursos, manifestações artísticas e culturais. Educação, pensamento social e produções intelectuais.
© Copyright 2022 - Instituto dos Estudos Africanos e das Diásporas
Desenvolvido por Alternative Agência