ATUALIZANDO CONHECIMENTOS SOBRE AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA
Um levantamento preliminar sobre as casas religiosas de matriz africana da área conurbada da Grande Florianópolis ainda está por ser realizado e este é o principal objetivo de nosso projeto.
É ainda incerta a data de criação dos primeiros terreiros em Florianópolis e adjacências. Tramonte (2001:75), pesquisadora que se dedicou a estudar o assunto afirmou ser “difícil precisar exatamente qual teria sido o primeiro terreiro aberto ao público na região que mais tarde High Street pharmacies ‘face closure’ growth hormone online drug companies submerged wv in opioids: one town of 3,000 got 21 million pills se denominaria Grande Florianópolis. Entretanto, há praticamente um consenso em torno da informação de que o primeiro centro de Umbanda de Florianópolis teria sido o Centro Espírita São Jorge, da mãe-de-santo Malvina Ayroso de Barros (1910-1988)”,com data de fundação de 1947 e oficialmente registrado em 1953. Todavia esta parece ser uma questão a ser aprofundada.
Nossa proposta busca, portanto, sanar uma lacuna existente na atualidade e com isto permitir uma melhor compreensão sobre as religiões de matriz africana em Santa Catarina, a começar pela sua capital e o entorno.
Adotamos dois instrumentos de pesquisa, o cadastro geral de inscrição, que está disponível neste site e pode ser acionado e enviado online, por computador ou smartfone e o roteiro de visitas, mais aprofundado e completo, que visa registrar informações mais detalhadas sobre cada uma das casas, as modalidades de práticas, as principais reivindicações em políticas públicas e outros aspectos que nos permitem chegar a um perfil aproximado e multifacetado das diversas experiências religiosas na atualidade.
A seguir apresentaremos um mapa com a área de abrangência da pesquisa, identificando a etapa já alcançada. Assim, vai ser possível acompanhar paulatinamente os avanços do processo de trabalho.